Talk @UFRJ, Pierre Louis (UNICAMP), Monday 02/10, 15H30

The Quantum Optics and Information Group (UFRJ) is proud to announce next week’s seminar, which will be given by Pierre Louis (UNICAMP). We invite all to come!

See the details of the talk below:

MONDAY, October 2nd, at 15H30 
in room 343 (3rd floor of block A of the Technology Center building)
“Termos de superposição nas forças óticas entre guias de onda acoplados”
Pierre Louis (UNICAMP)
Abstract: 

A interação mecânica entre luz e matéria é conhecida há mais de um século, tendo sido demonstrada pela primeira vez, na forma de pressão de radiação, no começo do século XX por P. Lebedev e por E. Nichols e G. Hull. Após o advento do laser, surgiram aplicações como o resfriamento de átomos e pinças óticas. A partir dos anos 2000, devido a avanços nas técnicas de micro e nanofabricação, o campo da optomecânica floresceu devido ao seu potencial para a observação de comportamentos quânticos em objetos macroscópicos do ponto de vista de número de constituintes. Embora grande atenção seja dada à optomecânica em cavidades, o caso de guias de onda interagindo mecanicamente via o campo evanescente dos modos guiados também apresenta características interessantes. Em 2005 Povinelli et al. previram que um par de guias de onda acoplados evanescentemente poderia apresentar forças atrativas ou repulsivas de acordo com o modo ótico excitado, analogamente aos modos ligantes e anti-ligantes de moléculas diatômicas. Devido à natureza não-linear das forças óticas em relação aos campos elétrico e magnético a força devida a uma superposição de modos normais deveria apresentar termos cruzados, que ao longo dos últimos doze anos foram negligenciados em trabalhos experimentais e teóricos. Neste seminário discutirei um estudo cuidadoso do caso de dois guias monomodo acoplados e excitados em uma superposição dos primeiros modos simétrico e anti-simétrico, no qual o cálculo dos termos de superposição prevê uma força de batimento que não é nem atrativa nem repulsiva, agindo sobre ambos os guias de onda no mesmo sentido e com módulo que varia ao longo da direção de propagação. Realizamos cálculos a partir de simulações de elementos finitos e também a partir de um modelo heurístico que propusemos para prever o comportamento do sistema sem recorrer a cálculos computacionalmente mais trabalhosos. Mostrarei como a geometria do par de guias de onda pode ser otimizada para que a força de batimento possa gerar torque ou acelerar o centro de massa do sistema com um módulo comparável ao das forças de modos normais.

 

You can incorporate our calendar to your Google Calendar and have information about all the confirmed seminars using the following link:

 

Advertisements


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.